No mercado de trabalho está em voga um termo conhecido como lifelong learning. Em tradução livre, ele se refere ao processo de educação continuada e defende a importância dos profissionais, em suas respectivas áreas, permanecerem se atualizando através da educação ativa e contínua.
O conceito preconiza a continuidade da aprendizagem por toda a vida, uma vez que, diariamente, novas descobertas são realizadas e desenvolvidas, seja através das tecnologias e pesquisas científicas, seja a partir da modificação de padrões culturais.
O lifelong learning contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências pessoais e impacta na produtividade e assertividade da atuação no mercado de forma coletiva. No conteúdo de hoje, abordaremos mais sobre essa questão e como dar os primeiros passos rumo a um permanente aprendizado na área da saúde. Acompanhe.
O que é lifelong learning e qual a sua importância
Embora o conceito de educação continuada esteja se massificando agora, ele vem sendo aplicado desde a década de 1960 pelo Conselho da Europa que, já naquela época, vislumbrava e entendia a importância da aquisição de novos conhecimentos – em formato perene – para que os profissionais pudessem contribuir com o alcance do progresso e da evolução da sociedade.
Ao final de 2023, a Forbes divulgou as 16 principais tendências para o mercado de trabalho. Dentre elas, se encontra a importância da prática de uma aprendizagem permanente em todas as áreas de atuação profissional.
Isso porque já está em defasagem o modelo de educação tradicional, onde entende-se que essa mesma ideia de educação está restrita ao ensino básico e à graduação. Atualmente se faz necessário desenvolver não apenas habilidades técnicas em torno da área de ocupação, mas também competências tecnológicas, emocionais, cognitivas, culturais e de inovação.
O objetivo do lifelong learning é fazer com que o profissional se atente para as constantes atualizações do mercado e procure outras maneiras de formação contínua, como, por exemplo, programas de especialização, MBA, cursos livres e, claro, a troca de conhecimentos e informações com colegas e companheiros de atuação.
Importante ressaltar que, embora haja uma atribuição individual a cada profissional, as empresas também têm sua parcela de responsabilidade em torno do estímulo à educação continuada. Corporações que investem na capacitação de seus colaboradores, acabam por fazer com que os mesmos desenvolvam melhores competências para as atividades diárias e, com isso, otimizem a produtividade e o retorno lucrativo dos negócios.
Como pensar a aprendizagem no universo digital
Na contemporaneidade, a realidade vem sendo, cada vez mais, permeada pelo universo digital. Com a intensificação das IA’s através de aplicativos, plataformas e programas – dentre eles o Machine Learning, Big Data e Internet das Coisas -, novas estruturas de produção e significação da vida e do mercado de trabalho surgiram. Uma delas foi e é essa grande revolução nas inúmeras formas de se ofertar educação e analisar processos de ensino.
Hoje é possível pensar na construção, disseminação e assimilação de conteúdos em formato 100% online, uma vez que as ferramentas digitais permitem, de forma direta e positiva, a incorporação de práticas pedagógicas e métodos de aprendizagem.
Se, por um lado, ainda permanece o desafio de, no Brasil, pensar em estratégias de maior alcance e acessibilidade ao ambiente digital, por outro, prevê-se uma enorme oportunidade já que, dessa maneira, um contingente maior da população passa a ter condições de investir em uma educação permanente.
Ao cursar uma pós-graduação em formato online, por exemplo, quem monta o quadro de horários é o próprio estudante. De acordo com a sua disponibilidade de tempo, espaço e ferramentas para acesso (como notebook, tablets e celulares), o aluno estabelece sua rotina de estudos sem que a mesma atrapalhe sua rotina e obrigações.
Por que a Ebramed defende a educação continuada?
A Escola Brasileira de Medicina se destaca quando o assunto é educação para médicos de todo o país. O projeto da Ebramed foi concebido pelo Grupo Educar Mais, instituição atuante há 15 anos no mercado e que já formou mais de 50 mil profissionais.
O propósito da Ebramed é o de promover ações impactantes para o atendimento de 100% das necessidades de atenção médica do Brasil. Portanto, entendemos que o principal meio para alcançar esse objetivo é através da oferta de uma educação integral completa, a partir de nossos cursos de Especialização e MBA.
Acreditamos na capacitação profissional de médicos por meio da difusão de conhecimento baseado em preceitos éticos, morais, científicos e humanísticos. Sabemos que os profissionais de saúde enfrentam os mais diversos tipos de cenário no dia a dia, além de constantes transformações por meio da tecnologia e inúmeros desafios que exigem um esforço físico e emocional dos mesmos.
Portanto, é somente através da educação continuada que este profissional adquire as ferramentas necessárias para aprimorar suas habilidades, conhecimentos e, por fim, oferecer o melhor cuidado, com exímia qualidade e competência.
Como a Ebramed se prepara para oferecer aprendizagem continuada em seus cursos?
As tecnologias utilizadas nos cursos de Pós-Graduação da EBRAMED foram desenvolvidas para que os estudante tenha uma experiência de aprendizagem prática e interativa, onde a estrutura inovadora o levará à experimentação clínica, soluções e contextos reais.
Atuamos com metodologias ativas, oferecendo ao estudante ebooks e cases práticos, lives médicas, compreensão de técnicas e atendimento de pacientes reais via Telemedicina e consultoria em gestão de carreira e oportunidades de trabalho.
Ao total, oferecemos cursos de Pós-Graduação e MBA em mais de 20 especialidades, contamos com mais de 50 professores certificados e reconhecidos em suas referidas áreas de atuação e possuímos parcerias com clínicas e hospitais renomados, como o Hospital Oswaldo Cruz.
Outro ponto positivo é que, recentemente, a Ebramed adquiriu parceria com a Digital Medicina para oferecer o Programa SAUDEAENERGIA, oferecendo ao corpo discente serviços integrais, desde nutricionistas até psicólogos e psiquiatras.
O SAUDEAENERGIA é o 1º programa de apoio físico, mental e emocional do país, contando com a maior equipe de profissionais selecionados e especializados do mercado. Ele atua com teleconsultas e diferentes atividades da área médica, da saúde mental e do desenvolvimento humano, priorizando o bem-estar de seus usuários.
Dessa maneira, e sem geração de custo para os estudantes da Ebramed, se faz possível o acesso ao acompanhamento psicoterapêutico e auxílio no que tange ao enfrentamento dos desafios físicos, emocionais e mentais da profissão.
Para dar prosseguimento à sua formação médica e conhecer sobre os nossos cursos, entre em contato com a gente clicando aqui.