Dr. Leonardo Jorge Cordeiro de Paula, Médico Cardiologista pelo Incor e Diretor Acadêmico da EBRAMED, alerta sobre os perigos da hipertensão
A hipertensão arterial é uma doença crônica não transmissível (DCNT) de alta prevalência na população adulta em geral, definida por níveis pressóricos acima dos valores de referência (ideal que seja abaixo de 120×80 mmHg), em que os benefícios do tratamento (não medicamentoso e/ou medicamentoso) superam infinitamente os riscos possíveis.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm pressão alta. Mas temos uma informação que chama muito a atenção, pois dentre esses dados, 3,5 milhões são crianças e adolescentes, sendo a maior parte reflexo dos números tão crescentes de obesidade e o sedentarismo nessa faixa etária.
90% dos jovens com 6 a 16 anos, que têm pressão alta não praticam atividade física e estão acima do peso ideal. Os dados mostram que entre os jovens brasileiros com hipertensão, 2% possuem peso normal, 5% cursam com sobrepeso e 15% com obesidade.
E para falar melhor sobre como evitar e cuidar da hipertensão em nossos jovens, o especialista Dr. Leonardo Jorge Cordeiro de Paula, cardiologista de formação, que atua como diretor técnico médico e acadêmico da Escola Brasileira de Medicina (EBRAMED), falou em entrevista para a Band News sobre o tema. “A criança tem que começar a ser vista e monitorada a partir dos 3 anos de idade. Aferição da pressão arterial e a coleta inicial de alguns exames laboratoriais são fundamentais a partir dessa idade”, afirma o Dr. Leonardo.
Confira o trecho da entrevista:
Além do que o Dr. Leonardo explicou que é importante prevenir a hipertensão por meio de hábitos saudáveis que são responsáveis por controlar a doença. E como temos um número crescente de jovens desenvolvendo a patologia, ele enfatiza que a mudança no estilo de vida começa pelos pais ou responsáveis, pois são os hábitos dentro de casa que refletem a postura externa dos mais novos.
Separamos algumas dicas simples do dia a dia podem te ajudar:
- Exercite-se, e convide toda a família a fazer o mesmo;
- Reduza o consumo de sal;
- Cuidado com a gordura na cintura;
- Reduza a ingestão de álcool;
- Evite o tabagismo ativo ou passivo na família.
É importante que todos nós mantenhamos a pressão controlada, evitando assim maiores complicações.
E se você tem interesse em se aprofundar neste tema, saiba que na EBRAMED nós temos um curso de pós-graduação em cardiologia, onde habilitamos profissionais formados em medicina através do aprofundamento teórico e prático para o desenvolvimento de competências sobre o aparelho cardiovascular possibilitando identificar os aspectos fisiopatológicos indicativos de normalidade ou patologia, realizar e interpretar os principais exames em cardiologia, assim como distinguir a abordagem terapêutica apropriada.Não perca tempo, venha conhecer mais sobre nosso curso clicando aqui.
Procura por uma Especialização em Medicina?
Conheça nossas Pós Graduações em:
https://posmed.com.br