Live da EBRAMED trouxe diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria
A Escola Brasileira de Medina-EBRAMED, tem como missão democratizar o acesso a saúde de qualidade para todos os brasileiros, por isso, oferece cursos de aperfeiçoamento e eventos para atualização de médicos, de forma a promover temas que impactam e fazem a diferença em seu dia a dia em unidades hospitalares de todas as regiões brasileiras.
No dia 09 de março de 2022, foi o dia de falar sobre as Novas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria sobre a atuação do pediatra frente as dificuldades de aprendizagem, item tratado com maior profundidade também no curso de pós-graduação em Pediatria da EBRAMED.
As dificuldades escolares têm sido cada vez mais prevalentes e as maiores queixas dos pais nos consultórios pediátricos. Por isso, quando se trata de uma criança com dificuldade escolar, o pediatra deve investigar a possível causa para tal déficit, visto que os motivos podem ser os mais diversos, os quais exigem intervenções específicas.
Para garantir um trabalho assertivo do médico pediatra durante a análise de relato de dificuldade de aprendizagem escolar, é fundamental um estudo multidisciplinar, que envolva o pediatra, a criança, pais e a escola. Por isso a Escola Brasileira de Medicina convidou a pediatra Dra. Aline Markoski e a Pedagoga Me. Elizane Andrade, as quaisapresentaram conceitos e técnicas para o pediatra saber lidar com as crianças que chegam no consultório com dificuldades de aprendizagem.
A Dra. Aline, médica pediatra e coordenadora do curso de Pós-graduação em Pediatria da EBRAMED ressaltou que é importante, sim, que o pediatra se envolva no desenvolvimento escolar da criança. Tanto é que a Sociedade de Pediatria de São Paulo tem um programa para capacitar médicos a identificar e enfrentar distúrbios do aprendizado:
“Uma vez que a gente encontra uma dificuldade ou transtorno de aprendizagem, isso tem um impacto grande na questão da criança com sua família e com a própria escola”.
Elizane Andrade, gerente de ensino da EBRAMED, disse que mais de 1,2 milhão de crianças no Brasil apresentam alguma deficiência, transtorno e/ou dificuldade de aprendizagem escolar. Por isso, para ela, é importante que psicólogos, psicopedagogos, pedagogos e pediatras trabalhem em conjunto para que seja feito um diagnóstico precoce:
“Além disso, a família é a base da criança e do adolescente. Quando o aluno chega na escola, ele traz uma bagagem de casa. Cada vez mais, é importante que a família interaja e esteja presente também nas questões que envolvam a escola. Quanto mais a família participa, mais fácil fica o diagnóstico e tratamento”.
Aline comentou sobre alguns testes validados no Brasil que ajudam a identificar questões auditivas, visuais e motoras nas crianças e que podem trazer dificuldades de aprendizagem. Além disso, é também possível perceber transtornos de aprendizagem como dislexia, disgrafia e discalculia:
“Diferentemente dos transtornos de aprendizagem, que surgem por questões neurobiológicas, a dificuldade escolar aparece por uma causa secundária, como falta de adaptação a metodologia adotada pela escola, bullying, questões familiares como separação dos pais, falta de estrutura e, até mesmo, fatores emocionais como a depressão e a ansiedade. Por isso é importante realizar testes para identificar o problema. No Brasil temos o Snap IV para avaliar se existe TDAH, o PHQ9 para identificar sinais de depressão e alguns testes que podem ser solicitados à psicopedagoga para identificar deficiências intelectuais.”
Ao decorrer do debate, Aline e Elizane também falaram sobre condutas que podem ser adotadas após o diagnóstico, a fim de garantir melhor qualidade de vida. A pedagoga também trouxe dados da inclusão escolar no Brasil e ressaltou que com a pandemia e as crianças longe da escola, mais desafios surgiram, afinal, muitos tiveram a alfabetização atrasada e até apresentaram problemas de socialização.
A live também contou com a participação de um número relevante de público, trazendo destaque especial para a indicação da aluna da pós-graduação em Pediatria da EBRAMED, Laís Daniela Fidelis, a qual destacou que “Sou aluna da pós-graduação em Pediatria e Indico o curso para todos que querem se aperfeiçoar na área de Pediatria!”
Para saber mais sobre o tema clique no botão abaixo:
Este tema e muitos outros de atualização na área pediátrica fazem parte do programa do curso de pós-graduação em Pediatria que a Escola Brasileira de Medicina oferece.
Acesse o site da Ebramed para saber mais sobre o curso de Pós-graduação em Pediatria.
