Fale Pelo WhatsApp

(27) 98127-3289

Siga-nos :

A saúde mental e as nuances brasileiras

A SAÚDE MENTAL E AS NUANCES BRASILEIRAS

O processo de Reforma Psiquiátrica brasileira tem uma história própria, que passa por seguir um contexto internacional de lutas pela superação do modo asilar e dos esforços dos movimentos sociais pelos direitos dos pacientes psiquiátricos. 

A realidade brasileira destaca-se pela ebulição de movimentos reformistas na saúde ao final dos anos 1970, onde se propõe o estabelecimento de novos paradigmas sanitários. A proposta de mudanças nos modelos de atenção e gestão da saúde mental, construção de uma rede de equipamentos, serviços e estratégias para um território de atuação, com características inclusivas e emancipatórias. 

Todo esse movimento transcorre na perspectiva de enfretamentos e tensionamentos contínuos com os paradigmas dominantes. Para tanto, traz o protagonismo dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde como agentes desencadeadores de transformação dos processos de gestão e produção de cuidado.

 Entre acontecimentos, eventos, conferências, atos, leis e normas se erige um conjunto de mudanças civis e jurídicas nas políticas governamentais e nos serviços de saúde que passam a configurar a política pública de saúde mental. 

Na organização do serviço e na produção das práticas de saúde na psiquiatria, prevê-se o deslocamento do foco da atenção na doença para a reinvenção de saúde, mediante a concepção ampliada de saúde e para tanto é necessário o profissional estar preparado para o novo panorama.

As inovações e os novos processos de gestão voltado ao paciente psiquiátrico é fundamental no cenário atual. Conhecer as bases teóricas e desenvolver habilidades para gerir os processos na saúde mental é um grande diferencial para o profissional da saúde que quer se destacar no mercado.

Artigo escrito por Fabiana Lozano

Conheça mais sobre a Escola Brasileira de Medicina e seja protagonista do seu futuro!

Tags :
medicina,medicina preventiva,pós-graduação,psiquiatria,saúde,saúde mental

Compartilhe:

Baixar conteúdo programático

Baixe o conteúdo programático e confira as informações do coordenador, os objetivos, a descrição dos módulos e os diferenciais do curso.